Brasil é 8º maior poluidor plástico do planeta, 98% dos peixes amazônicos testados tinham ingerido lixo plástico, entre tartarugas, 70% tinham resíduos do tipo no corpo.
O Brasil despeja cerca de 1,3 milhão de toneladas de lixo plástico nos mares e é o oitavo maior poluidor plástico do planeta, com impactos na sua fauna marinha e também na saúde da população.
São informações sobre a poluição plástica no Brasil em estudos realizados por cientistas do país a respeito de diferentes espécies, entre aves, peixes, tartarugas e mamíferos.
São pesquisas que apontam, por exemplo, que 9 em cada 10 dos peixes mais consumidos no mundo já ingeriram plástico e que, no Brasil, espécies comerciais como tainha, corvina, dourada e camarão-rosa já foram achadas com lixo plástico no trato gastrointestinal. Dos milhares de animais que passaram por necropsia e que tinham ingerido plástico, 1 em cada 10 morreu por causa disso. O Brasil é um dos maiores produtores de lixo plástico do mundo e enfrenta desafios para reciclar esse material.
