Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Anxiety

Ansiedade, junto com a depressão, é um dos males deste século por ser uma doença que está atingindo pessoas de diferentes idades e classes sociais, mesmo que em graus diferentes: No Brasil, 62,6% das pessoas sentem muita ansiedade.
Seja a ansiedade ou a depressão considerada a doença do século, o fato é que nunca se falou tanto sobre o tema, por conta de sua importância e gravidade. Ações precisam ser tomadas para que os níveis e consequências das desordens mentais não se agravem. Os sintomas que caracterizam a ansiedade, começa por exemplo, se a pessoa teve excesso de preocupações, agitação constante e dificuldade de concentração ao longo do dia ou os aspectos fisiológicos, como tensão muscular, aceleração de batimentos cardíacos e dificuldade em respirar, e aspectos emocionais como o medo e angústia.
Há 4 diferentes níveis de ansiedade , que variam de acordo com frequência e intensidade dos sintomas.
desde o alto grau de ansiedade, que demonstram que os sintomas podem estar se apresentando de forma persistente e patológica, que as preocupações se apresentam de forma extremamente intensa. Os sintomas físicos podem ser debilitantes, incluindo ataques de pânico, tremores, falta de ar e dores no peito. Pode ser acompanhada de isolamento social, insônia e outros problemas de saúde mental, como a depressão.
Ansiedade Moderada: neste a ansiedade está em um nível moderado, pode se apresentar através de medos e preocupações contínuas, que já afetam o desempenho diário no trabalho e nas relações. Os sintomas físicos podem ser frequentes, incluindo palpitações, sudorese excessiva e tensão muscular.
Nível leve de ansiedade: as pessoas apresentaram alguns sinais que precisam de atenção. A recomendação neste estágio é entender as causas que têm originado ansiedade e cuidar dos hábitos, pensamentos e ações para não deixar esse nível se elevar em que as preocupações podem se apresentam de forma mais frequente e persistente que o normal, comprometendo a concentração e o foco. E a ansiedade pode vir acompanhada de tensão muscular leve, inquietação e falta de sono ocasional.
Nível normal de ansiedade: as pessoas têm um nível de ansiedade dentro da normalidade. Neste caso, o importante é manter os hábitos saudáveis e continuar priorizando o bem-estar.
Preocupações ocasionais e nervosismo podem surgir. Porém, se não interferem significativamente nas atividades diárias ou no bem-estar geral, podem ser consideradas dentro da normalidade e em um nível saudável. Afinal, a ansiedade é uma reação natural do corpo que antecipa ameaças, nos previne de situações de perigo e garante a sobrevivência.
As pessoas podem identificar qual o seu nível atual de ansiedade, junto a uma recomendação do que fazer para diminuir sua intensidade.
Se uma pessoa entende qual o seu nível de ansiedade e de que forma isso está afetando a sua vida, assim apontar maneiras de buscar ajuda para reduzir os impactos dessa condição e procurar profissionais (entre psicanalistas, psicólogos e terapeutas) que oferecem diferentes tipos de terapias, como por exemplo: meditação, reiki, yoga, hipnoterapia, programação neurolinguística e psicanálise.
Muitas causa provocam esse alto índice de ansiedade.
Há uma tendência apontada mundo afora de que os números de pessoas com transtornos mentais tem se agravado e há um relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, que apontou aumento de 25% no índice de ansiedade e depressão da população mundial aumentou desde 2021 com a pandemia, dentre os fatores que envolveram o crescimento estão:
Isolamento social.
Percepção de solidão.
Preocupações financeiras e de desemprego.
Luto
Medo de adoecer.
Perda de vínculos afetivos com familiares e amigos.
Houve um estado de angústia coletivo, com reações como insônia, estresse, lapsos de memória e sobrecarga de informações com as quais precisamos lidar ainda hoje e se refletem no aumento.
Essa preocupação com a saúde mental precisa ser proporcional ao investimento global para que possamos lidar com esse problema sem tabus. Dentre tantos desafios, uma coisa aprendemos: o cuidado com a saúde mental deve ser constante e incessante.
O que é ansiedade...
A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo diante de situações de ameaça, perigo, dor e/ou sofrimento, e causa sensações de desconforto a nível físico, emocional e mental. Ela se caracteriza pela preocupação intensa, nervosismo, medo de situações cotidianas e sensação de angústia.
Quando essas reações se tornam excessivas, a ansiedade pode interferir na maneira como conduzimos nossa vida, tornando difícil enfrentar os desafios do dia a dia. Nesse ponto, ela se torna um distúrbio que exige cuidados.
Quais são os sintomas
Os sintomas mais comuns da ansiedade são.
Pânico, medo e inquietação.
Sentimentos de desgraça ou perigo.
Problemas com o sono.
Incapacidade em ficar calmo e quieto;
Respirar mais rápido e mais rapidamente do que o normal (hiperventilação);
Palpitações cardíacas;
Incapacidade de concentração.
Já os casos de ansiedade excessiva, podem ter sintomas ainda mais graves, como..
Limitações no cotidiano;
Sensação paralisante;
Sofrimento e incapacidade;
Ansiedade intensa e prolongada;
Quais são os tratamentos.
Os tratamentos variam de caso a caso e podem incluir a necessidade de terapias complementares.
Mudança de hábitos de vida.
Adesão a atividades físicas e de lazer.
Acompanhamento profissional;
Uso de medicamentos que devem ser prescritos por médicos especialistas.
Em todos os níveis, recomenda realizar terapia, porque ajuda no fortalecimento emocional diante dos desafios da vida, com o apoio necessário.
A mudança de hábitos, aliada ao acompanhamento profissional, pode tanto reduzir os níveis de ansiedade, quanto nos ajudar a levar uma vida mais saudável.
Paint.
Picasso.