Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 28 de janeiro de 2024

Animals

Em 21 de janeiro de 1977, o Pink Floyd lançava Animals, 10° álbum de estúdio da banda britânica. 🇬🇧O projeto foi inspirado pelo contexto sócio-político da Inglaterra no fim da década de 1970 e baseado no livro... A Revolução dos Bichos, do escritor britânico George Orwell, com as letras de Animals descrevendo várias classes na sociedade como diferentes tipos de animais: os cães predadores, os porcos despóticos implacáveis ​​e o rebanho irracional e inquestionável das ovelhas -- enquanto a obra de Orwell se concentra no stalinismo, no entanto, o álbum é uma crítica ao capitalismo.




Embora o trabalho seja conceitual como os dois álbuns anteriores do Pink Floyd, Dark Side Of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1975), Animals representou uma mudança de sonoridade e de abordagem da banda, com arranjos mais baseados na guitarra e menos no teclado (influência do movimento punk), sem saxofones ou vocais femininos, e letras mais pessimistas, cruas e diretas, com críticas claras aos governantes, à corrupção e ao poder. A atmosfera sombria que envolve o álbum ainda é enaltecida por longas passagens instrumentais e no vocal seco de Roger Waters.




"Raving And Drooling" e "You Gotta Be Crazy", duas músicas anteriormente tocadas ao vivo e consideradas para o álbum Wish You Were Here , reapareceram como "Sheep" e "Dogs", respectivamente. Elas foram retrabalhados para se ajustarem ao novo conceito e separadas por uma composição escrita por Waters, "Pigs (Three Different Ones)".
Com exceção de "Dogs" (co-escrita por David Gilmour), as cinco faixas do álbum foram escritas por Waters. Gilmour ficou distraído com o nascimento de seu primeiro filho e contribuiu pouco para a composição do álbum. Da mesma forma, nem Nick Mason nem Richard Wright contribuíram tanto quanto haviam contribuído em álbuns anteriores, e Animals foi o primeiro álbum do Pink Floyd a não conter um crédito para Wright como compositor, a tensão dentro da banda durante a produção culminaria a posterior, com a saída do tecladista Richard Wright.
A capa do álbum mostra um porco inflável flutuando entre duas chaminés da Battersea Power Station, em Londres, concebida pelo baixista e compositor da banda Roger Waters, e foi projetada pelo colaborador de longa data Storm Thorgerson. A banda não lançou singles do álbum, mas contou com uma massiva campanha de divulgação, promovendo o disco através da turnê In The Flesh. A agitação de Waters com a multidão durante essa turnê inspirou seu próximo disco, The Wall (1979).
Animals recebeu críticas positivas e obteve sucesso comercial, alcançando o #2 nas paradas musicais do Reino Unido e o #3 nos Estados Unidos.