Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 13 de outubro de 2024

Now, backsliding

Num lugar rico em vida selvagem, a Colômbia
*imagens abaixo* é onde haverá a Cop16, a cúpula internacional para salvar a natureza🌏o entusiasmo da Europa em salvar espécies parece estar ameaçado. Outrora defensora de iniciativas de protecção da natureza, a UE está agora a ceder à pressão dos agricultores e da extrema-direita.

A Europa foi líder na preservação da natureza. Agora, seu retrocesso pode ameaçar o progresso global.
Líderes da UE reduziram os planos para reduzir a poluição e proteger habitats após protestos furiosos de fazendeiros no começo do ano. Uma lei para restaurar a natureza foi transformada em um saco de pancadas político , mal garantindo maiorias em votações importantes para carimbar o acordo, e uma regulamentação para reduzir o desmatamento será adiada por um ano, anunciou a comissão na semana passada.
O retrocesso alarmou conservacionistas e cientistas, que temem que a perda de biodiversidade esteja sendo deixada de lado às vésperas das negociações de natureza mais importantes do mundo. Em vez de natureza, sustentabilidade e biodiversidade, o que ouvimos agora falar de seus líderes é de mais competitividade, de impulsionar a nossa economia e de ajudar a indústria. E que a nova linha sobre a natureza, excepcionalmente preocupante porque a UE era percebida como líder da sustentabilidade. Se outras áreas do mundo seguirem a mesma linha, isso pode nos colocar em um risco global de acelerar perdas. Os oponentes mais vocais dos planos de proteção da natureza da Europa são partidos de extrema direita, que se opõem completamente ao “acordo verde” da UE, e partidos de centro direita, que nominalmente apoiam o projeto, mas que agora repetidamente tentaram enfraquecê-lo. Ambos os grupos ganharam assentos às custas dos Verdes nas eleições do parlamento europeu em junho, Em uma mudança para a direita que foi ecoada em eleições nacionais e regionais em todo o continente.
Em vez de resiliência, sustentabilidade e limites planetários  sem falar de natureza ou biodiversidade agora ouvimos as palavras competitividade, impulsionando nossa economia e ajudando a indústria. Esta não é uma pequena mudança no tom do acordo verde, “mas sim uma alteração fundamental da filosofia subjacente. Os esforços recentes da Europa para proteger a natureza têm sido mistos. A UE não conseguiu atingir suas metas de biodiversidade para 2020 e corre o risco de ficar aquém de suas metas de proteção para 2030 também. Em 2021, a maioria de seus países-membros não pagou sua parte justa de um compromisso de US$ 20 bilhões (£ 15,3 bilhões) por ano para proteger a natureza, de acordo com uma análise do ODI em junho.
Apenas oito dos 27 estados-membros da UE revisaram suas estratégias e planos de ação nacionais para a biodiversidade, e apenas o mesmo número apresentou compromissos para proteger a natureza.
Em 2024, a UE já aprovou uma lei histórica para restaurar a natureza , em vez de apenas protegê-la. Ela também impulsionou regras ambientais contestadas sobre desmatamento e cadeias de suprimentos sustentáveis ​​embora em formas diluídas para forçar ações em países dos quais importa alimentos e bens. Muitos alertaram sobre a crescente ameaça à proteção da natureza por parte dos partidos de extrema direita, que obtiveram grandes vitórias nas eleições recentes na Áustria e tiveram um bom desempenho em três estados alemães no mês passado, mas também alertaram os políticos de outros lugares para não imitarem sua retórica.
Precisamos de uma natureza saudável para termos esperança em um futuro seguro e sociedades resilientes. Políticos de qualquer lugar do espectro devem reconhecer que têm a responsabilidade de proteger seus cidadãos e deixar um planeta habitável para as gerações futuras.
Eu sei que aqui no Brasil nunca se queimou tanto, nunca se desmatou tanto é por aí que caminha a humanidade🌐🇧🇷🌏🌴🗣️
Vamos plantar arvores, cuidar das nascentes e margens dos rios. Isso sim é bom pro mundo em todos lugares.