Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

The fragility of human life

Han Kang, The Nobel prize in literature 2024.
Sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana

Os humanos não hesitarão em dar suas próprias vidas para resgatar uma criança que caiu nos trilhos do trem, mas também são perpetradores de violência terrível, como em Auschwitz . O amplo espectro da humanidade, que vai do sublime ao brutal, tem sido para mim como um difícil problema de dever de casa desde que eu era criança. Você poderia dizer que meus livros são variações desse tema da violência humana.
Conforme citado em "Entrevista com Han Kang" no The White Review (março de 2016)
Acredito que o trauma é algo a ser abraçado em vez de curado ou recuperado. Acredito que o luto é algo que situa o lugar/espaço dos mortos dentro dos vivos; e que, por meio de revisitar repetidamente esse lugar, por meio de nosso abraço dolorido e silencioso dele ao longo de uma vida inteira, a vida é, talvez paradoxalmente, tornada possível.
Conforme citado em "Entrevista com Han Kang" no The White Review (março de 2016)
Não vejo um único conceito de "nacional" ou "literatura". Em vez disso, sempre fui fascinado pela linguagem. Gosto de contemplar a grande profundidade, complexidade e delicadeza das camadas de uma cultura na qual uma única língua é construída. Tenho uma grande dívida com a poesia e a ficção escritas em coreano, pois passei minha adolescência imerso nelas.
Conforme citado em "Entrevista com Han Kang" no The White Review (março de 2016)
Escrever é uma forma de questionar para mim. Não tento encontrar uma resposta, mas sim completar a pergunta, ou permanecer dentro da pergunta o máximo que puder. Em certo sentido, escrever ficção pode ser comparado a andar para frente e para trás. Você avança e depois volta, ponderando questões que tanto o queimam quanto o arrepiam internamente.
Conforme citado em "Han Kang Interview" no Banana Writers
Para mim, escrever é questionar infinitamente o que é a vida, o que é a morte, o que sou eu. Quando escrevo, especialmente quando escrevo romances, estou trocando um, dois, três, às vezes quatro anos por aquele livro. Então, quando sinto que estou avançando como escritor, quando vejo que explorei o que significa ser humano de uma certa maneira neste livro e segui outro caminho em outro livro, é quando fico feliz por ter me tornado um escritor.
Conforme citado em "Entrevista: Han Kang, vencedor do Prêmio Internacional Man Booker de 2016" na Korean Literature Now (19 de maio de 2016)
Não. Eu fugi de muita publicidade. Eu tentei o meu melhor para voltar para minha mesa novamente. Eu precisava de um canto tranquilo meu para meu próximo trabalho. Mas levou tempo. Agora estou me ajustando a essas novas circunstâncias. Tentarei escrever meu próximo livro o mais rápido possível. Sobre a questão de sua publicidade em "Kafka da Coreia? A vencedora do Man Booker Han Kang sobre o motivo pelo qual ela transforma uma mulher em uma planta" na Deutsche Welle (12 de setembro de 2016)
Passei o outono e o inverno de 2014 em Varsóvia . Todos os dias caminhando pelas ruas desconhecidas daquela cidade, tenazmente reconstruída depois que 95 por cento foi destruída por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial , o pensamento veio a mim para escrever sobre uma pessoa que se assemelhasse à cidade. E um dia eu percebi que essa pessoa tinha que ser minha irmã mais velha, um bebê que deixou o mundo dentro de duas horas após nascer nele. Eu queria fazê-la viver novamente emprestando a ela meus sentidos, minha vida. Escrever este livro foi uma forma de oração com a intenção de tornar as coisas que eu vi, ouvi, toquei, cheirei e provei, tudo com o calor da minha carne viva, em coisas 'dela/suas'. E, como sempre acontece com nossas orações, em um certo ponto ocorreu-me que eu não estava escrevendo apenas para 'ela'.
Conforme citado em "The White Book interview" no The Booker Prizes (5 de abril de 2018).