Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 9 de novembro de 2024

Conspiracy theories are, by definition, anti-system

Teorias da conspiração são, por definição, antissistema. Então o sistema precisa ser completamente destruído.

O sistema é uma droga, está ferrado, e alguém esteve atraindo esses eleitores. Porque, para o bem ou para o mal, bem, para o mal, na verdade, os democratas meio que se tornaram o partido que defende o sistema. Os termos "esquerda" e "direita" não se aplicam mais na política dos EUA.
Eu enquadro isso agora como pró-sistema e anti-sistema.
É isso que uniu a coalizão em torno de Trump, do ostensivamente democrata antivacina Robert F Kennedy Jr, ao cruzado anti-“notícias legadas” Elon Musk, aos podcasters da *Manosfera edgelord e políticos ricos, e muitos outros, que estão detonando “as elites”que são a opção antissistema. É aqui também que entra a teoria da conspiração. Teorias da conspiração são, por definição, antissistema.
A atitude em relação às teorias da conspiração é "você não acredita literalmente, mas as leva a sério. Uma teoria da conspiração diz algo sobre a sociedade e o fato de que tantos americanos acreditarem que as pessoas que elegem não estão realmente no comando: mãos ocultas puxando as cordas nos bastidores, todo esse tipo de meta, coisas sobre cabalas de elite. Elas estão lhe dizendo a mesma coisa que uma pesquisa que estava lhe dizendo, existe a crença que o sistema está se esvaindo cada vez mais e catastroficamente. E Trump é o cara que promete destruir tudo, destruí-lo, tornar a América grande novamente.
Então nada disso quer dizer que eu escrevi ou algo aqui se inscreve na mentalidade conspiracionista. Mas em contraste há estas narrativas bizarras e paranoicas que eles os eleitores acreditaram eu apenas apresento, minha opinião, sou equilibrado, imparcial e sempre tudo bem pesquisado.
Então isso que me levou a olhar para as pessoas na órbita de Trump e os paralelos entre a cobertura da mídia e a fabricação de teorias da conspiração nos USA🇺🇸são desconfortavelmente próximos, especialmente agora que "a mídia" está fragmentada em diferentes campos, cada um empurrando sua própria versão conflitante da realidade. Se algumas pessoas tomarem esta constatação como uma espécie de crítica à mídia estabelecida, então fico feliz com isso. O preconceito é inevitável: "Você não está apenas colocando fatos lá em uma ordem aleatória; você está elaborando uma narrativa, então, obviamente, você está escolhendo o que incluir e o que deixar de fora". E como o jornalismo conspirador, nada pode ser mais arrogante que isso. Você tem que fazer isso da forma mais honesta possível, mas você não pode deixar de entrar em uma história com algum tipo de ideia preconcebida do que é a história destas eleições🇺🇸mostram. 
Meu plano original era tentar entrar e explicar um pouco não tudo, nesta vitória eleitoral de Donald Trump.
Considerando que muitos desajustados, muita desinformação e a manipulação agora são centrais para a política dos USA🇺🇸.
De qualquer forma, você entendeu a ideia geral. E olha para ser justo, tenho certeza de que eles, os lúcidos e serenos, queriam que tudo isso não fosse verdade. E ao menos sabem que teorias existem, sejam verdadeiras ou não.. vão dominar o mundo nos próximos anos.