Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Mess and irritation

A democracia é confusa e difícil. Nunca é fácil.
Nada é perfeito. A vida é uma bagunça.
Relacionamentos são complexos. Os resultados são incertos. As pessoas são irracionais..muitas vezes irritantes. Diante de pessoas ou de situação que nos irritam, como carro na rua com som alto, eu defendo desapego evitar o risco de ser sufocado por a emoção contraproducente.
Depois de gente falando alto no corredor ou uma noite arruinada por vizinhos barulhentos, que você teve que digerir a insônia por causa dos seus vizinhos irritantes. E agora outro fim de semana se aproximar e, com elas, perspectivas alegres... e outras mais desagradáveis. de ouvir música indesejável o tempo todo na noite. Muitos temem ter de suportar sensações e as reflexões dolorosas de algo irritante. Como viver este momento sem mergulhar em stress, aborrecimentos ou conflitos. Às vezes basta um estímulo, um pequeno barulho no corredor para que as representações negativas ressurjam. A partir daí, uma ideia obsessiva toma conta.
O que estou fazendo aqui.
E se a solução fosse encontrada nos livros de sabedoria que nos convidam ao desapego. Afinal, muitos já vem defendendo há mais dois milênios…
O objetivo do Budismo, da ioga e das religiões em geral é a submissão através da neutralização do pensamento. Não pense em nada, e se pensar, não fale sobre isso com ninguém, exceto com seu confessor, seu diretor de consciência, seu mestre..
Sempre é preciso haver um meio-termo em tudo isso, você não deve ficar com raiva muito rapidamente, mas às vezes você tem que ficar com raiva. Um mestre de filosofia oriental uma vez me disse: não é que você nunca deva ficar com raiva, é que você tem que ficar com raiva, com sabedoria.
Defendo o desprezo, que dá desapego. Nem uma palavra, nem um olhar, e você sabe que as pessoas não suportam ser ignoradas. Esse método enlouquece todas as pessoas chatas, imaginando que o mundo deve girar em torno de sua pequena pessoa.
Não é fácil...fazer isso.
Verdadeira provação.
Se olhamos para o outro com compaixão, vendo que ele está perturbado por alguma coisa, eu não consolido o ser nem consolido a relação nem a perturbação. Eu simplesmente não vou me perturbar. Isso corresponde ao corpo translúcido, ao corpo de Guru Rinpoche, se a gente pudesse passar a mão por dentro do corpo dele. Isso significa que as negatividades podem vir mas elas não nos afetam. Isso é uma mistura de méritos relativos com méritos de sabedoria.