Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Time, time, time

O tempo é a substância da qual sou feito. O tempo é um rio que me arrebata; mas eu sou o rio. Tempo é o tigre que me destrói, mas eu sou o tigre. Tempo é o fogo que me consome, mas eu sou o fogo.
Jorge Luis Borges.
1899 1986.
Cresceu falando inglês e espanhol em Buenos Aires. No ano seguinte Borges, com 9, traduziu para o espanhol “O Principe Feliz”, a história para crianças de Oscar Wilde.
Com 11 anos já lia Shakespeare, no original, parte de sua educação bilingue. Em casa, convivia com a biblioteca de mais de mil volumes, do pai. Em 1914, no começo da Primeira Guerra, Borges foi com a familia morar em Genebra, Suiça, onde passou dez anos.
Publicou os primeiros poemas em espanhol em 1923. Em 1945 escreveu o conto El Aleph, onde, num degrau de escada de um porão, o personagem principal da história, o poeta Daneri (uma mescla de Dante+Aligheri) descobre o infinito, a fonte de toda inspiração no universo.
Em 1950 Borges, com 51 anos de idade, fica completamente cego e escreve o poema:
Nadie rebaje a lágrima o reproche esta declaración de la maestría de Dios, que con magnífica ironía me dio a la vez los libros y la noche (a cegueira).
A verdadeira história não é o que sucedeu; é o que pensamos que sucedeu.

De todos os instrumentos, o mais maravilhoso de todos é o livro. Os outros instrumentos são extensões do corpo. O microscópio e o telescópio são uma extensão da visão. O telefone é uma extensão da voz e da audição. A pá e a enxada são extensão dos braços. O livro é uma coisa completamente diferente, é uma extensão da memória e da imaginação.
*Estoy solo y no hay nadie en el espejo.
*Estou sozinho e não tenho ninguém no espelho.
Acredito que, com o tempo, chegaremos ao ponto em que não precisaremos mais de governo.
Quando os escritores morrem eles se transformam em livros, o que me parece uma reencarnação nada má.
Não tenho certeza se de fato existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que conheci, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei.
Deixe que os outros se vangloriem de todas as páginas que escreverem. Prefiro me vangloriar por todas as páginas que li.