Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Ruined by success


Arruinados pelo êxito.
Para Freud, um sentimento de culpa inconsciente por não se achar merecedora de suas conquistas faz muita gente rumar para o abismo
É o destino que sem dinheiro ninguém viva pois ele é um mal necessário mas a ganância e o poder são os pilares piores para se construir uma vida digna e honesta.
SOBRE AQUELES ARRUINADOS PELO SUCESSO
Para muitos de nós, há algo (ou muitas coisas) que parecemos realmente querer. E depois existem obstáculos de vários tipos. Talvez queiramos amor – mas parece que nunca conseguimos encontrar alguém adequado. Talvez queiramos desfrutar da nossa carreira – mas não somos capazes de avançar na área que escolhemos. Ou talvez queiramos dormir bem – mas somos perseguidos pela insônia.
Podemos atrair muita simpatia com nossos problemas. E podemos fazer muitas tentativas aparentemente sinceras para superá-los.
Mas um dos caminhos menos lógicos e mais peculiares que talvez precisemos explorar é o estranho apelo subterrâneo da infelicidade e da frustração dentro do nosso equilíbrio mental geral; o domínio sinistro que os obstáculos exercem sobre nós, a forma como – sem sabermos muito bem – nos hipotecamos à infelicidade. Independentemente do que digamos ou pensemos, podemos, em algum nível, no final, simplesmente preferir não encontrar o amor, não ter sucesso no trabalho, não levar uma vida saudável e bem descansada. Pode ser muito mais fácil não conseguir o que queremos.
Nós, coletiva e individualmente, nos esforçamos arduamente para evitar a ameaça de um modo de vida mais alegre, pois o contentamento pode acarretar uma série de eventualidades altamente ameaçadoras:
.a vigilância que aperfeiçoámos durante muitos anos poderá já não ser necessária.
.a tristeza e a preocupação das quais aprendemos a depender podem não ser mais necessárias.
.sem pânico, podemos não ter outra opção senão estar silenciosamente perto de outra pessoa, o que ameaça as estruturas defensivas que construímos para nos proteger das maravilhas e dos terrores da intimidade.
.poderemos ter de perturbar a regra secreta sob a qual crescemos perto dos nossos pais: “não prosperarás” (“para que a tua vitória não ameace o meu equilíbrio…”).
.talvez tenhamos de reconhecer enormes arrependimentos pelos anos que desperdiçamos.
.podemos temer que explodiremos com toda a beleza e generosidade que existe ao nosso redor.
.podemos não ter nada mais árduo, nem mais bonito, para fazer do que ser feliz.
Para explorar nossos sentimentos, podemos fazer um pequeno exercício. Podemos fazer-nos algumas perguntas e depois responder sem pensar muito, a fim de permitir que a nossa consciência liberte as suas verdades mais complicadas:
Se eu não estivesse ansioso o tempo todo...
Se eu não entrasse em pânico...
Se eu conseguisse dormir...
Se essa pessoa realmente me amasse...
Se eu não tivesse nada em particular com que me preocupar...

Nossas respostas honestas podem parecer surpreendentes ao extremo. Podemos nos encontrar respondendo:

… eu preciso parar de me preocupar.
… eu não teria nada do que reclamar
… eu seria fabuloso
… eu me amaria
… eu teria que aproveitar a vida.
E todos estes podem ser cenários terrivelmente complicados. Quando alguém cresceu numa prisão, o dia mais difícil pode ser aquele em que os portões são abertos. A liberdade pode ser tão alarmante que podemos achar muito mais fácil cometer outro crime (ou encontrar mais uma razão para sofrer e preocupar-nos) e, assim, regressar à segurança da miséria.
Podemos reclamar muito da nossa situação atual e parecer querer muito seguir em frente. A realidade – que devemos reconhecer para a superarmos – é que também podemos preferir secretamente a segurança da infelicidade habitual às novidades e ao espanto da alegria.