Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 4 de janeiro de 2025

Camille

A FAMÍLIA resolve INTERNA-LA, ela era essa MULHER "MODERNA" demais para a hora é a vergonha da casa. Temos cartas que ele escreve para amigos e familiares pedindo ajuda, durante 30 anos ele vai tentar explicar aos funcionários do hospital as INJUSTIÇAS que ele está passando. São depoimentos de arrasar o coração, que revelam a lucidez da MULHER no hospital. Ele praticamente morreu de fome em 19 de outubro de 1943 num hospital público francês e nenhum membro da sua família vai seu FUNERAL.
Seus restos mortais serão colocados numa campa comum. Hoje a figura de CAMILLE CLAUDEL foi  REABILITADA e suas obras estão expostas AO LADO do Rodin e um museu a poucos quilômetros de Paris está completamente DEDICADO a ela.

Camille Claudel. Nasceu em 1864 e morreu em 1943.
Estudou em PARIS na Escola de Belas Artes  aberta na época APENAS para HOMENS. É por isso que ele tem aulas em estúdios de artistas que aceitam MULHERES. Conheçe e torna-se um amante do escultor mais famoso do momento... Auguste Rodin. Será uma relação apaixonante e artística, eles trabalham juntos, esculpem juntos...
o museu Rodin e o museu Orsay preservam belas obras desta época.
Aí ele deixa ela, aquele que vive com outra mulher há anos, ele, o artista amado e respeitado por todos... ela é denigrada, abandonada e marginalizada até como artista. Mora sozinha, já não confia em ninguém e seus TRABALHOS não estão à venda. Seu irmão é o famoso poeta, escritor, diplomata e acadêmico... Paul Claudel.