Usando rastreamento ocular e exames de ressonância magnética encontraram 'enorme diferença' entre obras genuínas e pôsteres
Os cientistas os descobriram: não há nada como a coisa real. Um estudo neurológico na Holanda revelou que obras de arte reais em um museu estimulam o cérebro de uma forma 10 vezes mais forte do que olhar para um pôster. Descobriram que os 20 voluntários tiveram uma resposta 10 vezes mais forte quando comparados aos primeiros. Exames de ressonância magnética registraram a atividade cerebral de voluntários que observavam obras de arte genuínas e reproduções.
E é uma diferença enorme, e é isso que acontece quando você olha para uma reprodução em comparação a uma obra real. Você se torna [mentalmente] mais rico quando vê coisas, esteja você consciente disso ou não, porque você faz conexões em seu cérebro. Se estavam convencidos do poder do real antes do estudo, algo formalmente investigado. Todos nós sentimos a diferença mas é mensurável, é real?. Agora, hoje, podemos realmente dizer que é verdade.