SURREALISMO, upload feito originalmente por *...REBEL..*.
Que é
SURREALISMO.
SURREALISMO.
Respondo,
é onde o Brasil
é onde o Brasil
está tomado..
Nosso subdesenvolvimento
é uma afronta.
Lévi-Strauss (1908-2009)...
Lévi-Strauss (1908-2009)...
DISSE:
"O Brasil é um país surrealista".
Talvez toda esta razão,
seja exatamente
por isso que,
por comparação
com o que ocorreu
em Portugal,
na Espanha ou na França,
por exemplo,
em que o surrealismo
tenha vingado apenas nas artes,
mas
relativamente pouco
nas artes brasileiras.
O poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843),
O poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843),
Aprendemos com maior
dificuldade o que
não nos é natural,
que temos dificuldade,
de usar livremente
o que não nos é natural.
Afinal,
não é a arte precisamente
o oposto da natureza,
como
o artificial,
do natural ou de Lévi-Strauss.
Tendo isso em mente,
Tendo isso em mente,
lembremo-nos
também do certo clichê
representado,
em filmes de Hollywood do Brasil,
de
algumas décadas atrás,
como republica das bananas
de carme Miranda,
que faz
do homem tropical um mero
escravo
da natureza circundante,
dos vícios ou das paixões
que ela lhe impõe,
reduzindo-o
à indolência
e à passividade.
Se Hélio Oiticica (1937-1980),
Se Hélio Oiticica (1937-1980),
por exemplo,
dizia sentir no âmago
da alma
brasileira uma
"vontade construtiva geral"
O sentido
mais profundo
da palavra "tropicália" feito por Oiticica e,
em seguida, pelo
movimento musical
liderado por Caetano Veloso
e Gilberto Gil
teria sido o de
promover
a reversão e/ou ironizar
tal concepção estereotipada dos podres trópicos.
De todo modo, é claro
que Brasil
não poderia deixar de
se
opor tanto à submissão à natureza
quanto ao surrealismo.
Com efeito, a arte brasileira e moderna,
Com efeito, a arte brasileira e moderna,
em 1922
ou da epopeia glauberiana do cinema novo à decantação joão-gilbertiana do samba
e
da bossa nova,
o plano piloto dos arquitetos da visão
e loucura de
Brasília
ao plano piloto dos poetas concretistas dos campos e espaços de São
Paulo,
da a psicologia da composição
de João Cabral,
dos relevos
espaciais de
Oiticica,
dos bichos geométricos de Lygia Clark,
do filme "O Cinema
Falado" (1986),
de Caetano Veloso etc.-,
Tudo parece confirmar
a "vontade construtiva geral".
O artista brasileiro moderno
O artista brasileiro moderno
tende a desconfiar do dado imediato, isto é,
do lugar da natureza,
da cultura,
da história em que os
outros
querem situá-lo no
mundo.
Entende-se: o dado,
aquilo que é
constituído pelo passado
natural e cultural, é
no Brasil tomado principalmente como o tempo do subdesenvolvimento, da
dependência cultural, política e econômica, da escravatura.
É da reação contra
essa situação que surge a tendência construtiva de quase toda a nossa melhor
arte.
Nada no Brasil é só passado.
Nesse processo,
não é o Brasil do passado
que determina o Brasil moderno.
Ao contrário: é o Brasil moderno
Ao contrário: é o Brasil moderno
que reinventa o Brasil do passado.
Também nesse sentido tinha razão o crítico Mário Pedrosa (1900-1981), ligado a artistas de vanguarda como Ferreira Gullar,
Também nesse sentido tinha razão o crítico Mário Pedrosa (1900-1981), ligado a artistas de vanguarda como Ferreira Gullar,
Lygia Clark e Hélio Oiticica,
quando sentenciou que
"o
Brasil é um país condenado
ao moderno".
Para o artista brasileiro,
Para o artista brasileiro,
pensar
sobre o Brasil,
é pensar que o Brasil,
não se pode deixar de ser,
de reinventá-lo.
Grande parte dos artistas modernos,
os vários modernismos desde 22,
no
concretismo,
no neoconcretismo, na bossa nova,
no tropicalismo
e nos artistas
contemporâneos
sempre encontraram
essa mesma situação
ante a tarefa de inventar
um Brasilis,
da descoberta-invenção do Brasil.
Somos um país
Somos um país
visualmente excitante,
mas esta beleza plástica
se tornou um peso.
Sofremos a todo dia,
consequências
de
sua grande ambição.
Tudo está perigosamente
ou anda perigosamente
próximo do caos.
Tudo hoje é assim,
sempre tem efeitos
bem desconcertantes.
No fim, somos um pais
No fim, somos um pais
que não
consegue fazer realidade,
sua ambição
Tudo isso, faz que tudo se torne
uma pretensão absoluta,
impedindo que seja de fato.
O futuro é sempre comprometido,
considerando o presente,
somos menos,
do que sempre sonhamos,
devemos
ou procuramos,
ou parecemos que não
busca voos mais
altos.