Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 25 de março de 2023

Pieter Bruegel

Pieter Bruegel, o Jovem (1564 - 1638) pintor no renascimento. A pintura, que seus proprietários tomaram por uma cópia simples, era autêntica e talvez deveria ir para um museu, que é na verdade era um original do pintor flamengo Pieter Bruegel, o Jovem, um paisagista. 
O detalhe do aspecto das mãos, dos olhos dos personagens que fazem parte dos elementos ajudaram a autenticar o quadro, de 1615-1617. 
A história como sonham muitos, oculto, estava envelhecendo silenciosamente na parede da sala, a enorme tela de quase 2 metros. A história começa uma família de aristocratas sem dinheiro foram buscar  avaliação de seu patrimônio. Havia um quadro  num pequeno estúdio na propriedade visto pelo avaliador no outono de 2022. Na casa, de interior clássico, nada que que deslumbrava. O avaliador começou por tomar um café com os clientes, para estabelecer um clima de confiança, para falar do seu trabalho. Isso permitio tirar as dúvidas com mais facilidade. Se deparou na frente com um Bruegel, sentiu algo  acontecendo e diz: "Aqui está um Bruegel", com um sorriso, disse, as minhas ideias confundem-se, e coloco-me em modo técnico, procedo metodicamente: moldura, maca, tela, depois composição, personagens, detalhes... Faço perguntas e aprendo que a lenda da família quer que este quadro poderia ser um rascunho de Bruegel. Obviamente, era um erro.
Bruegel nasceu e  criado em Bruxelas e era filho de Pieter Bruegel, o Velho e irmão de Jan Bruegel. Aos cinco anos, ficou órfão de pai, desta forma herdando toda a tradição artística do pai, Pieter Bruegel recebeu seu treinamento artístico do pintor de paisagens flamenco Gilles van Coninxloo. Mais tarde casou-se com a filha de seu mestre. Viajou por França e Itália e passou algum tempo por lá até regressar a Antuerpia, o lugar onde finalmente morreria.
Muitos de seus trabalhos eram replicas dos trabalhos do pai do mesmo nome. Ficou famoso pelos quadros que continham cenas absurdas de demônios e bruxos.