Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 14 de março de 2023

Greedness among Us

Ganância entre nós.
Somos criados, ensinados desde crianças que o destino do trabalho é o sustento e que nos deixar ricos é uma possibilidade ou uma coisa que pode acontecer, se pegar duro, obstinado, disciplina e tiver sorte. Há uma maioria de nós não consegue nem sequer arrumam um emprego. O importante é seguir tentando. E aí, se um dia você ganhar um milhão então será preciso transformar esse dinheiro em dois milhões, em quatro em cinco. Daí em dez. E assim por diante. O movimento tem que ser sempre em direção ao "mais". Mais dinheiro. Mais patrimônios. Mais carros. Mais jatos. Mais barcos. Não é moralmente aceitável parar de desejar acúmulo. Qualquer parada é covardia. A ideia moral é quanto mais, melhor e mais correto. Quanto menos, menos correto. Por tudo isso, quando existe uma chance de multiplicar o dinheiro sem nenhum esforço, apenas entregando a gestão do bolo a uma empresa que promete fazer muito mais por você ficar ainda mais rico do que era ontem, o coração bate mais forte...e até transgredindo até bom senso..muita arrogância e ganância.Por que não encarar? Bem até investir em em uma pirâmide financeira. Venham comigo. A lógica do sistema, hoje é um modelo de sociedade ligado a uma vida psíquica cuja centralidade é: o ideal de conduta é o ideal empresarial de si. Qualidade vira capital humano. Somos empresários de nós mesmos. Investimos em nós mesmos. Precisamos dar lucro. Nossas vidas são calculadas entre custos e benefícios.O neoliberalismo é, mais do que um sistema econômico, uma forma de vida e uma teoria moral — como bem sabia a vilã Margaret Thatcher. Você é responsável por tudo o que conseguiu e mais ninguém.Se é uma pessoa de sucesso, o mérito é apenas seu. Nesse sentido, atue por você. Não olhe para os lados. Não existe nada além de famílias e de indivíduos. Não por acaso, o slogan do fascismo é Deus, Pátria e Família. Muitos acredita. muitíssimo em um certo Deus, mas não chegou na parte dos livros sagrados que falam em usura.
Usura.: seria o crime de cobrar juros para além de um limite legal, decente, legítimo, agiotagem no popular.

Muitos perdem alguns milhões ao caírem na promessa da multiplicação fácil, rápida e segura do patrimônio. Na economia aprendemos que os juros praticados pelos bancos no Brasil teriam que ser chamados pelo nome: usura, agiotagem.

Taxa de juros 13.75%. Explico que enquanto a nossa taxa de juros é de mais de 13%, na França é crime uma taxa a partir de 9% ao ano. "Quando o governo eleva a taxa básica de juros (Selic) para 13,75%, este valor será pago pelo governo aos detentores privados dos títulos da dívida pública, basicamente os 10% mais ricos da sociedade, usando os impostos que pagamos. Ou seja, esses impostos, em vez de financiarem educação, saúde ou infraestruturas, vão para os grandes grupos financeiros, que aqui chamamos de "mercados", que aqui levam mais de 600 bilhões de reais por ano.Nossa dia é de + 70% do PIB. Mais 82% do aumento da dívida pública resultam de juros acumulados. Juros sobre juros sobre juros.

Sem nenhuma contribuição produtiva, esses grupos drenam anualmente, só nesta modalidade, cerca de 600 bilhões de reais, ou seja, o equivalente a cerca de 6% do PIB. Esses 6% do PIB podiam se transformar em investimentos produtivos, mas para que um dono de fortuna vai arriscar no mercado real, se pode ganhar 13,75% sem risco e sem esforço? O que isso tudo tem a ver com Scarpa e Bigode? Vejamos. Com juros tão altos, o cara que ia investir numa pequena empresa simplesmente não investe, nem sequer pensa nisso.

A pessoa com dinheiro sobrando (um grupo pequeno no Brasil atual) aplica para que o dinheiro aumente com os juros. Deixe seu dinheiro trabalhar por você, diz a máxima. Não é por acaso que a taxa de juros que você paga no cartão (mais de 300% ao ano) e no cheque especial (mais de 100% ao ano) tenham esses valores assombrosos. É porque é você que está ajudando a pagar os juros do dinheiro dos milionários, bilionários e trilionários. "Esse volume de juros extraídos de famílias e de empresas reduz drasticamente o consumo privado e o investimento empresarial, atingindo também o emprego, e contribuindo para a desindustrialização do país", ensina o professor. Alguma parte disso volta para a economia. Não temos esse dado para o Brasil, mas o cálculo equivalente nos Estados Unidos, do Roosevelt Institute, é de que são apenas 10%, no caso da Grã-Bretanha, calcula 15%. De toda forma, trata-se de um gigantesco dreno improdutivo, que gera as fortunas impressionantes dos bilionários brasileiros que a Forbes apresenta, e também dos grandes gestores de ativos internacionais.Desde 1995, lucros e dividendos distribuídos no Brasil não pagam impostos.

"Ou seja, os 290 bilionários que aparecem na Forbes de 2022 são isentos de impostos, com a justificativa de que as empresas que possuem já os pagaram. Naturalmente, a capitalização da empresa e o enriquecimento dos seus acionistas, como pessoas físicas, são coisas diferentes, mas o resultado é que os muito ricos simplesmente são isentos". Esse é o Brasil que tem hoje 33 milhões de pessoas passando fome, 125 milhões em insegurança alimentar, 40 milhões no setor informal procurando emprego decente. Devem ser muitos os jogadores bem sucedidos que ficam tentados a multiplicar suas fortunas de modo rápido e fácil. É legal? Totalmente. É moral. Você decide.
Só que tem dias que dá ruim e a pessoa se mete numa aplicação duvidosa que desmorona. E que, diante do que estão vivendo algum prejuízo, a única coisa a fazer seria rezar. Rezemos. Tempos brutos. Tempos brutais. Sobre Deus, sugiro os livros sagrados pelo menos até chegar na parte da usura. Sobre o apreço à família, que os liberais tem aqui, seria importante que as pessoas soubessem que 79% das famílias brasileiras estão atoladas em dívidas e não têm como pagar os abusivos juros cobrados, pelos bancos.