Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 3 de março de 2024

I love Goethe, a great poet and writer

Goethe é considerado um escritor exuberante mesmo para os padrões atuais. A ele é creditado a criação de milhares de obras. A coleção de obras de Goethe mais do que justifica este posto meu mas também a afirmação de que ele foi o último verdadeiro homem da Renascença.
Há quatro obras que revelam a essência de gênio literário, 
Goethe .
A viagem italiana, situa-se entre uma autobiografia, um Bildungsroman, um ensaio e um diário de viagem. A trama narrativa da obra, no entanto, remete a uma estrutura mais profunda, àquelas éticas e princípios estéticos que constituem a verdadeira Bildung, que Goethe, ainda considera válida e que é expressamente mencionada ou mediada por episódios, sensações, descrições de paisagens, cidades, do patrimônio artístico italiano.
Poesia e verdade é a sua essência  nesta autobiografia, através dos milhares de encontros e conhecidos que são contados, é também o afresco de uma das épocas mais emocionantes, entre o Iluminismo e o Sturm und Drang, de todas Cultura europeia. Portanto é um livro apaixonante de confissão, um precioso enquadramento histórico-cultural e obviamente, sendo um escritor como Goethe, uma narrativa envolvente. O resultado é um dos textos fundamentais da literatura europeia moderna.
A campanha na França, Goethe relata a sua experiência ao lado do Duque de Weimar que o convidou a acompanhá-lo nos campos de batalha. Como um verdadeiro correspondente de guerra moderno, Goethe descreve de forma seca e documentada a desastrosa aventura dos exércitos mais modernos do mundo contra “os mendigos de Valmy”, que saíram vitoriosos contra todas as probabilidades.
E em “Conversações com Goethe”, Eckermann dedicou-se a ele e manteve-se próximo dele durante os últimos nove anos de sua vida. Nas páginas destas conversas, desfilam os personagens mais ilustres da época, mas também aqueles que tiveram um papel importante na vida íntima e familiar do grande escritor alemão: Napoleão e Schiller, Byron e Voltaire, um amor juvenil, mas também, Hegel, Molière, Mozart, Manzoni. E depois, seus pensamentos sobre a arte, arquitetura, astronomia, Bíblia, literatura chinesa, sonhos, imortalidade, amor, natureza etc.