Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 26 de março de 2024

O lado legal da mente humana

Neurocientistas vêm investigando isso e a cada dia mais descobertas...isso nos deixa a observar os proximos passos...
Meditar..é uma forma de ralaxar...o corpo e minimizar o funcionamento da mente...no sentido de diminuir seu funcionamento e acumular energia..então....a atividade cerebral é intensa sempre tentou meditar sabe o quanto é difícil.
Temos uma capacidade cerebral a mais avançada, impar no universo animal.
Cada vez mais sabemos sobre nossa mente e nosso cerebro.. e como o cérebro humano mantêm suas funções e conexões..com ele mesmo há algo sempre misterioso desde os primórdios da humanidade, que se esta esclarecendo cada dia mais pela neuroanatomia e neurociência.
Acionamos várias circuitos cerebrais a todo instante que pode ser constatado por exames com ressonância magnética de função...ou funcional e a tomografia
Nestes exames se observa que o fluxo sanguíneo: quanto maior o número de neurônios ativos, mais oxigenação é necessária e maior é o sinal registrado.
Tem se visto que a atividade no "repouso", sem estar focado, como ouvindo musica, escrevendo..de forma relaxante..é intensa.
É nesses momentos que temos mais criatividade, ous a mente esta solta sem claro os focos dos nosso dia dia no trabalho ou na atividade..como dirigir.
Quem já tentou meditar sabe o quanto é difícil "calar a mente", acalmar a atividade incessante do cérebro.
Esse estado, uma espécie de modo de atividade cerebral de fundo,"default mode network"), parece ter características semelhantes em todos os indivíduos saudáveis, mesmo que individualmente existam diferenças.
O foco de ação ocorre principalmente na região divisória entre os dois hemisférios cerebrais e no córtex frontal e posterior.
Qunado exercemos atividade intelectual, como memorizar uma lista de palavras, essa atividade de fundo diminui. Mas, quando o indivíduo relembra memórias pessoais, ou tenta decidir entre escolhas alternativas de procedimento, o nível de ACF aumenta acima dos valores em repouso.
Juntas, as regiões de córtex frontal e posterior, engajadas em manter a ACF, parecem criar o nosso senso de quem somos, de como nos colocamos no mundo e de como procedemos como indivíduos diante de diversos desafios e escolhas alternativas.
Possivelmente, esse modo de funcionamento representa o centro de operações da mente humana.