Os vizinhos nunca vão reclamar do seu que seu livro está alto demais.
...Você deve ler, como se sua vida dependesse disso.Quem mergulha na literatura mergulha na vida. A pintura, a escultura, a música, a arquitetura, todas as artes, de algum modo, refletem a vida. Mas nenhuma reflete a vida humana tão bem, e de modo tão abrangente, quanto a literatura.
Isso acontece porque a nossa vida é uma sucessão de impressões, de sentimentos, de reações, de interações, de escolhas, de juízos, de erros, de acertos, de acontecimentos dentro e fora do nosso controle... exatamente como acontece na literatura.
Encontramos nos grandes livros da literatura universal um imenso oceano, em que podemos explorar possibilidades novas, descobrir novidades que jamais imaginamos, desvendar segredos que fazem a nossa experiência do mundo se ampliar, ficar mais interessante e mais cheia de consciência e intensidade.
Foi exatamente o mergulho nesse oceano que se chama literatura, construiu a pessoa que sou hoje. Desde muito cedo, percebi que penetrar nas experiências, nos sentimentos e nas diferentes formas de pensar, dos diferentes personagens e autores, aperfeiçoa e amplia nossa maneira de pensar, sentir e entender o mundo à nossa volta.