Você já se perguntou porque é que as crianças já não são ensinadas a escrever em cursivo?E não, não é por acaso que tendem a usá-lo cada vez menos.
Escrever em cursivo significa traduzir pensamentos em palavras, força-te a não tirar a mão do papel. Um esforço estimulante, que lhe permite associar ideias, ligá-las e colocá-las em relação. Não por acaso a palavra cursiva vem do latim "currere", que corre, que flui, porque o pensamento é alado, corre, voa..Claro que cursivo não tem lugar no mundo de hoje, um mundo que faz tudo o que for possível para atrasar o desenvolvimento do pensamento, para preenchê-lo. Acho que o cursivo nasceu na Itália e depois se espalhou pelo mundo. Porquê? Porque era compacta, elegante, escrita clara. Mas a nossa é uma sociedade que já não tem tempo para elegância, para beleza, para complexidade; temos sintéticos mas não clareza, velocidade mas não eficiência, informação mas não conhecimento.
Em geral, sabemos muito e muito pouco porque já não somos (geralmente falando) capazes de colocar as coisas em relação.
A maioria das pessoas já não consegue pensar.
É por isso que devemos voltar a escrever em cursivo, especialmente na escola. Porque isto não se trata apenas de recuperar um estilo de escrita, mas de dar fôlego aos nossos pensamentos novamente.
Tudo o que nos faz viver, que alimenta a alma, que sustenta o espírito, está ligado ao respirar.
Sem fôlego, como diziam os gregos antigos, não há pensamento. E sem pensamentos não há vida.
The beautiful art of calligraphy is nearly lost too. Computer generated "everything" is now the normal way. A sad state of affairs. My favourite thing to do once was to write letters and greeting cards to pen pals, friends and family. I won prizes and praise for my handwriting when I was younger, I still write in cursive and love to do so.
A bela arte da caligrafia também está quase perdida. Tudo" gerado por computador agora é o caminho normal. Uma triste situação. Antigamente, minha coisa favorita era escrever cartas e cartões comemorativos para amigos por correspondência, amigos e familiares. Ganhei e elogios pela minha caligrafia quando era mais jovem, ainda escrevo quando faço isso, adoro fazê-lo.