sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Profit is being prioritised over climate action
O lucro é prioridade ou está sendo priorizado em detrimento da ação climática. A moda está ficando para trás em sustentabilidade. Por que a indústria é tão lenta para se aprimorar..uma boa pergunta. O problema, e só agora estamos vendo o impacto fenomenal que o setor de luxo tem na cadeia de suprimentos.
Então por que a indústria da moda, estimada globalmente como responsável por 10% das emissões globais de carbono , está tão lamentavelmente atrasada? Lucro e negócios como sempre são priorizados em vez de ação climática. Há um medo de coisas que são novas, dando o exemplo de biomateriais de última geração, como couro feito de resíduos vegetais, que ainda estão relativamente fora do radar, ao contrário de substitutos de carne à base de plantas.
Priorizar o trabalho com essas novas fabricações teria um impacto enorme, com as emissões da produção dos materiais com os quais nossas roupas são feitas respondendo por 38% do total da indústria, como o uso de couro virgem. “Idealmente, a indústria estaria usando sua criatividade para inovar... mas, em vez disso, há muita hesitação e comprometimento em fazer as coisas do jeito que sempre fizeram.”
Queremos ver uma ação urgente contra materiais derivados de combustíveis fósseis e de animais, particularmente aqueles de animais ruminantes, por causa da enorme pegada de metano associada a coisas como couro, lã e cashmere. Ainda há muita desinformação quando se trata do impacto de materiais derivados de animais nas emissões de gases de efeito estufa, então isso nem foi reconhecido como um problema ainda, mas para as marcas, há poucos incentivos para enfrentar a crise climática.
Muitos acreditam que precisa haver mais responsabilidade. Se não houver ninguém para medir o que essas corporações estão fazendo, seja um incentivo ou uma penalidade, nada mudará.” Ela sugere analisar cortes de impostos para marcas que realmente atingirem suas metas climáticas.
Em Copenhague, qualquer marca que desfilar durante a semana de moda precisa aderir a uma estrutura de requisitos de sustentabilidade para ser incluída... Estabelecer esse padrão em Londres enviaria uma mensagem tão forte de que a indústria da moda britânica leva a sério o enfrentamento da ação climática, bem como outras questões, como as condições de trabalho.Os governos também deve agir para que as coisas mudem. “Há um movimento popular fantástico e crescente pressionando por uma indústria mais limpa e eu acredito que, em um nível individual, as mentalidades do consumidor estão mudando lentamente na direção certa”, como defensores da moda sustentável vêm dizendo isso há anos: isso tem que ser de cima para baixo, se quisermos ver a mudança de que precisamos na velocidade em que precisamos.