Para onde quer que você olhe, a riqueza e a abundância da natureza europeia estão ameaçadas.
Cerca de um quarto da população de pássaros da Europa foi extinta nas últimas quatro décadas isso é meio bilhão de pássaros a menos no céu hoje em comparação com 1980. Quatro em cada 10 espécies de árvores europeias são classificadas como ameaçadas , o número de borboletas caiu em cerca de um terço , uma em cada 10 espécies de abelhas está morrendo e dois terços dos habitats de importância ecológica estão em condições desfavoráveis. Um quinto das espécies europeias enfrenta a extinção .
Desde as décadas de 1970 e 1980, mesmo enquanto muitos indicadores ambientais na Europa melhoraram, ar mais limpo nas cidades, menos poluição industrial, menos esgoto em cursos d’água (fora do Reino Unido), mas a história da natureza é de declínio acentuado e severo. Vida selvagem, árvores, plantas, peixes e insetos o quadro é sombrio.
Não é possível atribuir toda essa destruição à agricultura intensiva, pois a urbanização, as espécies invasoras e a poluição da indústria têm seus próprios impactos, mas os números sugerem claramente que a agricultura desempenhou um grande papel. Em meio ao declínio geral no número de pássaros, aqueles que vivem em terras agrícolas foram os que mais sofreram, com números reduzidos em 57% e pesquisas separadas sugerem declínios mais acentuados de insetos em áreas cultivadas . A situação do habitat é bem ruim, as espécies estão um pouco melhores, e há um lapso de tempo entre [a destruição dos habitats e o declínio das espécies. No geral, é ruim e que a tendência é piorar. A agricultura é de longe a maior pressão. Não era para ser assim.
Enquanto isso, a crise climática está ganhando força, e os efeitos estão sendo sentidos na alimentação e na agricultura, às vezes de forma bastante brutal. A agricultura e a mudança no uso da terra contribuem com pelo menos um quinto das emissões globais de gases de efeito estufa, então os efeitos da agricultura no clima precisam ser enfrentados ao mesmo tempo que os efeitos do clima na agricultura, mas até agora há poucos sinais de que isso aconteça.