Jatos particulares, usados por um pequeno grupo de pessoas ultra-ricas, são um desperdício totalmente injustificável e gratuito do nosso escasso orçamento de emissões restante para evitar o colapso climático, suas emissões estão aumentando, mesmo com o aumento dos impactos da crise climática. Voos de jatos particulares aumentam as emissões que causam aquecimento global. Usados como táxis ou voos de jatos particulares em curtas distâncias eles aumentam as emissões que causam aquecimento global. Análise de 19 milhões de voos entre 2019 e 2023 revela aumento de 50% de emissões, um"desperdício gratuito. Os voos de jatos particulares aumentaram muito nos últimos anos, e suas emissões resultantes no aquecimento global aumentando em 50%, revelou a análise global mais abrangente até o momento. A avaliação rastreou mais de 25.000 jatos particulares e quase 19 milhões de voos entre 2019 e 2023. Descobriu que quase metade dos jatos viajaram menos de 500 km e 900.000 foram usados “como táxis” para viagens de menos de 50 km. Muitos voos eram para férias, chegando a locais ensolarados no verão. A Copa do Mundo da Fifa no Catar em 2022 atraiu mais de 1.800 voos particulares.
Voos particulares, usados por apenas 0,003% da população mundial, são a forma de transporte mais poluente. Os pesquisadores descobriram que passageiros em jatos particulares maiores causaram mais emissões de CO2 em uma hora do que uma pessoa média em um ano. Os EUA dominaram as viagens de jato particular, representando 69% dos voos, e Canadá, Reino Unido e Austrália estavam todos no top 10. Um jato particular decola a cada seis minutos no Reino Unido. As emissões totais de voos de jato particular em 2023 foram de mais de 15 milhões de toneladas, mais do que os 60 milhões de pessoas da Tanzânia emitiram. As expectativas da indústria são de que outros 8.500 jatos executivos entrem em serviço até 2033, superando em muito os ganhos de eficiência e indicando que as emissões de voos privados aumentarão ainda mais. Os pesquisadores disseram que seu trabalho destacou a vasta desigualdade global em emissões entre pessoas mais ricas e mais pobres, e que lidar com as emissões da minoria rica foi fundamental para acabar com o aquecimento global. Os ricos são uma parcela muito pequena da população, mas estão aumentando suas emissões muito rapidamente e em níveis muito grandes de magnitude. O crescimento nas emissões globais que estamos vivenciando neste momento está vindo de cima. Uma pesquisa, publicada no periódico Communications Earth & Environment , pegou dados da plataforma ADS-B Exchange , que registra os sinais enviados uma vez por minuto pelos transponders em cada avião, registrando sua posição e altitude. Esse enorme conjunto de dados 1,8 terabytes, foi então filtrado para os 72 modelos de avião comercializados por seus fabricantes como “jatos executivos”. Os números de emissões são provavelmente uma subestimação, pois aviões menores e emissões de taxiamento no solo não foram incluídos.
Eu costumava andar em aviões particulares. Agora prefiro ser presa protestando contra eles.
A análise descobriu que o número de jatos particulares aumentou em 28% e a distância voada saltou em 53% entre 2019 e 2023. Menos de um terço dos voos foram maiores que 1.000 km e quase 900.000 voos foram menores que 50 km.
Sabemos que algumas pessoas os usam como táxis, na verdade. Se forem apenas 50 km, você definitivamente pode fazer isso de carro. Fora dos EUA e da Europa, o Brasil, o Oriente Médio e o Caribe são pontos de interesse para jatos particulares.
Grande parte do uso é para lazer, descobriram os pesquisadores. Por exemplo, o uso de jatos particulares para Ibiza, na Espanha, e Nice, na França, atingiu o pico no verão e se concentrou nos fins de semana. Nos EUA, Taylor Swift , Drake , Floyd Mayweather JR, Steven Spielberg e Oprah Winfrey estão que foram criticados pelo uso pesado de jatos particulares.
Os pesquisadores também analisaram alguns eventos empresariais em 2023, com o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, resultando em 660 voos de jatos particulares e a cúpula climática Cop28 em Dubai com 291 voos.
Os fatores determinantes por trás do grande aumento recente no uso de jatos particulares não foram analisados, mas podem incluir uma relutância crescente em compartilhar cabines em voos comerciais que começaram durante a pandemia de Covid. Documentos da indústria descrevem usuários de jatos particulares como patrimônio líquido ultra-alto”, compreendendo cerca de 250.000 indivíduos, com uma riqueza média de US$ 123 milhões. Usuários de jatos particulares dos EUA estão cada vez mais usando recursos, que mascaram a identidade do avião e podem tornar o rastreamento deles muito mais difícil no futuro.
Os passageiros devem pagar pelos danos climáticos resultantes de cada tonelada de CO 2 emitida, estimada em cerca de 200 euros: Basicamente, parece justo que as pessoas paguem pelos danos que estão a causar com o seu comportamento.
Um segundo passo seria aumentar as taxas de pouso para aeronaves privadas, que atualmente são muito baixas, ele acrescentou. Uma taxa de pouso de € 5.000 poderia ser um impedimento eficaz, quase dobrando o custo de voos privados comuns.
É hora de os governos agirem”.. “Precisamos… de um super-imposto, chegando rapidamente a uma proibição total de jatos particulares.