Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

The delicate balance between humankind and the natural world

Economia sem ecologia🌴 significa administrar a relação entre a natureza humana e o mundo natural sem conhecer o delicado equilíbrio entre a humanidade e o mundo natural.  Essa visão materialista que levou o mundo a este caos ambiental que é uma das maiores emergências. 
As mudanças climáticas do planeta🌎 são consequência do nosso sistema econômico.. que extrativista e espoliador, uso exagerado dos recursos naturais. Se não resolveremos esse problema não será só com a tecnologia que resolveremos. A solução é viver em harmonia com a natureza e aprender com ela. A solução para as mudanças climáticas está em mudar o nosso sistema econômico. Mudar a mentalidade para um modelo circular. A economia da natureza é cíclica. E ela é a verdadeira economia. É evidente que a tecnologia, as energias renováveis, são ferramentas úteis e devemos usá-las, mas tudo deve voltar à natureza e ser absorvido por ela. A própria perspectiva do que é natureza deve ser reavaliada. A natureza não é apenas o conjunto de montanhas, rios ou animais selvagens. Nós seres humanos também somos a natureza. É isso o que as pessoas precisam entender. O que fazemos com a natureza, fazemos com nós mesmos. Se poluímos a água, é dela que beberemos. Se poluímos o ar, é nele que respiraremos. Não podemos nos separar da Natureza e, ao falar de direitos humanos, também temos que falar sobre os direitos da Natureza.

Precisamos ter uma reintegração, ser essencial na superação de obstáculos globais. Cuidar da natureza, dar a ela direitos, é também preservar os direitos humanos. Assim como nós, a natureza tem um valor intrínseco. Muitas vezes pensamos no valor dela em como podemos lucrar a partir da derrubada de florestas, da agricultura, por exemplo. A natureza torna-se uma mercadoria e isso precisa mudar. Temos que dizer que a Natureza não tem valor apenas pela utilidade para os humanos, ela tem valor em si.
Esta visão de Satish Kumar que elucida sua sabedoria oriental para o Ocidente. Ele detalha a ideia de que cuidar do ambiente natural (Solo), manter o bem-estar pessoal (Alma), e sustentar valores humanos (Sociedade) são os imperativos morais de nosso tempo. Esta visão holística se encontra imortalizada nas antigas filosofias indianas hinduísta, budista e jainista, que foram revisitadas por Mahatma Gandhi e Rabindranath Tagore. Por sua vez, essas ideias foram adaptadas para o Ocidente por E. F. Schumacher em seu livro... o negócio é ser pequeno. Para facilitar a emergência de um novo e sustentável futuro, precisamos de uma transformação que mude o foco do trio Leitura, Escrita e Aritmética para a educação de Cabeça, Coração e Mãos. 
Este livro oferece o caminho e a orientação para uma revolução não violenta no nosso pensamento e modo de vida.
🌏Talvez a chave para tudo é encontrar um equilíbrio feliz na vida moderna é a simplicidade...menos desperdício, menos consumismo e mais preservação da natureza e dos recursos naturais.