Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 2 de novembro de 2024

Smartphone and IA


Acredito que os dispositivos estão mudando nossos cérebros. Uma simples ligação por telefone, antes, era uma coisa normal, você ligava para alguém quando tinha que perguntar alguma coisa. Hoje se você liga por telefone é porque tem algum problema, ninguém liga mais..por outro motivo. Imagine conhecer alguém pessoalmente, anos atrás teríamos nos conhecido em um bar ou restaurante, mas a facilidade da tecnologia domina tudo e estamos nos acostumando, é isso..sem o olho no olho. Isso me assusta porque muito do elemento humano está desaparecendo. Fui a uma loja há duas semanas com e a equipe era muito jovem. E muito poucos falavam com você diretamente, olhando nos seus olhos, ninguém era aberto ou extrovertido assim. É o mundo em que vivemos porque as redes sociais estão a reconfigurar a forma como nos relacionamos, e não propriamente para melhor.
Falando em novas tecnologias, a Inteligência artificial vai substituir o escritor...Acho que ainda não. Eu uso a web porque quero me manter atualizado e avançar se possível. Faço uma pergunta a IA, e ela me responde, mas é como uma enciclopédia falante, ela me dá citações, me conta o que já foi escrito, o que já foi visto. Quando eu conseguir fazer um pensamento original ou encaixar uma peça e outra peça e sair algo único e exclusivo, então tudo mudará. Agora você pode pedir à Inteligência Artificial que lhe escreva um livro, mas não será bom porque faltará o elemento humano. Para mim, os autores, que sigo, têm uma voz própria, única e exclusiva, e é por isso que os leitores gostam de nós. E neste momento isto não pode ser replicado pela Inteligência Artificial. Talvez demorará muito para que se consiga, algo original, acredito que daqui muitos anos veremos um salto importante, uma grande mudança, e ele vai conseguir. Não sei o que isso vai significar para pessoas como eu, porque preciso de uma caneta, de um caderno e com isso escrevo um livro, não preciso de ferramentas, porque preciso, não preciso de aparelhos de nenhum tipo , mas há quem vá usá-los, é claro, então teremos que esperar para ver o que acontece, mas a Inteligência Artificial é útil. Por exemplo, todo o conhecimento médico, tudo o que aprendemos como humanidade, será colocado numa máquina que certamente será capaz de diagnosticar uma doença. Imagine a mudança para o advogado, você coloca as leis na máquina e ela pode opinar e resolver questões de não ficção, mas vamos ver até onde vai, porque não vai desaparecer.Qual você acha que é a causa do crescente número de divórcios e separações?
Acho que há diferentes razões aqui. Todos vivemos vidas separadas, cada um com sua carreira dentro do casal, passando muitas horas fora de casa e os jovens não se casam e nem veem necessidade desse tipo de relacionamento, de jeito nenhum. Eu e minha esposa decidimos nos casar porque sabíamos que queríamos ter um filho, e decidimos nos casar, porque parecia a coisa certa a fazer e isso foi o catalisador, mas tenho muitos amigos, casais, que têm estão juntos há anos e não são casados, simplesmente decidiram não se casar. E acho que a falta de comunicação tem muito a ver com isso, estamos cada vez mais isolados, vivemos na nossa própria bolha e não dependemos uns dos outros. E para um casamento dar certo, ambos têm que trabalhar juntos, completar um ao outro, e é isso que já se perdeu. Funcionamos de forma independente, não precisamos mais de ninguém para nos ajudar em nada, e é uma pena, mas está acontecendo.
Você poderia fazer uma introspecção e me dizer quais são seus pontos fortes e fracos como escritor..Tem muita gente que me perguntou e, vamos ver, não tenho formação como escritor. Cresci sem televisão em casa e li desde muito cedo. E eu acho que ser escritor, contar uma boa história, sempre gostei, mas nunca fui ensinado, nunca fui ensinado. E quando escrevo, sei quando é a hora de mudar o roteiro, e se não for essa hora, tenho que voltar e refazer tudo. Intrinsecamente, por natureza, eu sei onde essa reviravolta no roteiro deve ser colocada, então certamente tenho essa força dentro de mim. Um amigo diz ..Há quem tenha tentado encontrar uma estrutura para meus romances e encontrou-a, mas eu não crio uma estrutura conscientemente, apenas tenho o esboço na cabeça, não é que o prepare cada vez que 
escrevo.
Talvez..esculturas, pinturas, livros, edifícios e outros artefatos da criatividade humana serão engolidos pela IA.